terça-feira, 2 de julho de 2013

Açorda de Feijão


Há muitos anos que a minha mãe faz este prato e sempre me agradou, confesso que eu nunca tinha feito mas como há sempre uma primeira vez para tudo, ontem à noite decidi arriscar, fiz e, claro, tive de fazer umas alterações à minha maneira, mas só nos condimentos utilizados, para acentuar os sabores. Ficou realmente muito bom!

A minha mãe costuma servir com batata cozida mas eu optei por uma saladinha! :) Achei que o pão e o feijão já eram suficientemente para me manter saciada, não precisava de acrescentar batata! :) Por outro lado, pensando na pirâmide dos alimentos, já tinha a proteína do feijão, os cereais através do pão por isso só faltavam mesmo os "verdes" da salada! :)

Ingredientes:
- 200 gr. de feijão manteiga (costumo ter sempre feijão seco em casa e quando preciso, demolho-o e cozo em maior quantidade, depois congelo e vou usando. Se puderem, evitem os enlatados porque têm níveis muito elevados de sódio para se conservarem)
- 1 cebola média picada
- 2 fatias de pão duro caseiro (ou alentejano ou outro que tenha bastante miolo), em pedacinhos pequeninos
- 1 c. sopa de alho em pó
- um raminho de coentros frescos picados na hora
- sal q.b.
- 1 c. sopa de azeite
- 1/2 chávena de chá de água
- 1 c. sopa de pimentão doce
- 1/2 c. sopa de salsa em pó

Coloque numa panela o azeite e a cebola picada, deixe aquecer o azeite até começar a fazer barulho, acrescente o feijão, a água e os temperos: pimentão, sal, alho e a salsa.

assim que ferver acrescente o pão partido em pedaços pequenos, reduza a intensidade do calor para o mínimo e vá mexendo frequentemente, até o pão se desfazer.

Acrescente os coentros picados. Prove e retifique os temperos se for necessário (normalmente eu esqueço-me sempre desta parte, vá lá que não me costuma correr mal!).

Pronto a servir. :) Bom apetite!




A minha salada de acompanhamento: alface frisada, couve-roxa, cenoura e rabanetes!
Mais uma refeição na varanda para aproveitar os dias de sol e repor os níveis de vitamina D! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...