terça-feira, 30 de julho de 2013

Muffins Salgados de Cenoura e Courgette


Alguns dos meus colegas decidiram fazer um piquenique, o que nesta altura do ano sabe sempre bem! O problema é que sou a única que não come carne e os "petiscos" deles acabam sempre por levar qualquer coisa que eu não quero comer... por isso decidi dar "um passeio" por alguns dos meus blogs preferidos para tentar salvar o meu piquenique com umas delicias vegan! Sim, não ia chegar ao piquenique com uma sandes de alface!! Se é para fazer, que seja para os deixar com água na boca e muita vontade de provar! O que aliás vem sendo constante, é engraçado como as pessoas acham que só devo comer alface e quando vêm algumas das coisas que faço ficam cheios de vontade de provar e rendidos ao aspeto! Sempre gostei de cozinhar mas agora tornou-se de facto estimulante, é uma descoberta constante de sabores e texturas que nunca me atrevi a experimentar antes. Deixar de ter os legumes como acompanhamento e torná-los no prato principal tem sido um desafio fantástico, a par disso está a variedade, quero sempre descobrir coisas novas, ir aquelas "coisas" que sempre olhei de lado e nunca me atrevi a comprar e a descobrir... e já descobri taaaanta coisa nova! :)

Mas voltando ao piquenique! Encontrei várias receitas tentadoras e o difícil foi escolher... Optei por fazer uns croquetes de soja e estes muffins simplesmente deliciosos que vi no Cozinhar Sem Lactose e que adaptei um bocadinho, principalmente no segundo ingredientes que deveria ser aipo e eu coloquei courgette (não havia aipo lá por casa mas há muitas courgettes que trouxe da última visita à horta dos meus pais!). Portanto, em vez de uns mini-muffins de cenoura e aipo, saíram uns muffins de cenoura e courgette! :)

Para além destes muffins salgados, fiz, também, estes croquetes de soja no forno (sem gordura extra como eu gosto!).

Ingredientes:
260 g de cenoura
1/2 courgette média
2 colheres de sopa de linhaça triturada
150 g de farinha de trigo
60 ml de óleo de girassol
135 ml de água de cozedura da cenoura e da courgette
1 c. de chá de caril em pó
1 c. de chá de fermento
Sal q.b.


Preparação:
Comece por cozer a cenoura e a courgette em água com sal, e depois desfaça em puré.

Num recipiente coloque 3 colheres de água e a linhaça moída, misture bem. Junte o óleo e a água da cozedura e envolva para não ficar com grumos. Acrescente o puré e misture novamente.

Eu usei a Bimby para este processo, torna-se mais fácil mas podem fazer à mão.
Na Bimby, coloque a cenoura e a courgette na varoma, polvilhe um pouco de sal e coloque água no copo (cerca de 800 gr). Programe temperatura varoma durante 20 minutos na vel. 2. Corte a cenoura e a curgette em rodelas não muito grossas.
Depois, retire a água e reserve. Coloque a cenoura e a courgette no copo e desfaça em puré, programe 1 min. vel. 4. (se quiser mais passada programe mais tempo).

Por fim, acrescente a farinha, o fermento e o caril e bata bem (na Bimby programei 2 minutos, vel. 2).

Colocar a mistura em formas untadas e levar ao forno 180º durante 18 minutos.


O cheirinho era tão bom que não resisti a comer um mal os tirei do forno!! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...