sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Migas de Míscaros (Açorda)


Sabem o que são míscaros? É uma espécie de cogumelos que cresce nos pinhais em Novembro, tem um sabor mais acentuado e são mais "duros" do que os tradicionais cogumelos. São muito bons, a minha mãe costuma comprar (são carissimos!!!! 1kg chega a custar mais de 10€ e depois de descascados não dá assim tanto) e só há mesmo no Inverno, durante cerca de 1 mês. Daí, também, que sejam tão caros. O que a minha mãe costuma fazer é arranja-los e congela-los em saquinhos para usar durante o ano.

Devo dizer-vos que adoro míscaros em que prato for! A minha mãe costuma fazer em açorda (as ditas migas de míscaros), estufados, arroz de míscaros, sopa de míscaros e com carne (principalmente com frango estufado). Os pratos de carne dispenso mas todos os outros deixam-me de água na boca!

No fim-de-semana passado lá fui eu de viagem, passá-lo com os papás e quando entrei na cozinha senti logo o irresistível cheirinho... a minha mãe com um sorriso, só me disse "Fiz uma coisa que tu gostas!" :) Escusado será dizer que gosto sempre muito dos cozinhados dela e fico muito agradecida pelo cuidado em me fazer sempre uns "petiscos" vegetarianos, ainda que seja só para mim e que faça sempre um outro prato para ela e o meu pai... Mas a verdade é que também gosta que eu lhe faça uns cozinhados "à minha maneira" e no fim acaba sempre por dizer: "Estava mesmo bom... e realmente não precisamos da carne para nada...!". Um grande, grande, grande beijinho à minha mãe! E, como que em forma de homenagem, aqui fica uma receita dela!


Ingredientes:
- 1/2 kg de míscaros limpos, descascados e cortados ao meio
- 3 fatias de pão centeio (se for caseiro e de forno a lenha é divinal!)
- 1 cebola picada
- 1 c. sopa de pimentão doce
- 1 c. sopa de azeite
- sal q.b.
- água q.b. (cerca de 1 chávena de chá)

Preparação:
Coloque a cebola com o azeite a aquecer, assim que a cebola começar a ficar translucida acrescente os míscaros e deixe cozinhar durante cerca de 15/20 minutos (estes eram congelados e largaram muita água, se forem frescos acrescentem água - cerca de 1 chávena de chá).
Deite o pão, sem côdea, partido em pedaços. Deixe cozinhar mais 5 minutos, mexendo com frequência para o pão se ir desfazendo.

A minha mãe serve sempre com batata cozida.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...