terça-feira, 5 de novembro de 2013

Compota de Maça Reineta com Vinho do Porto


Nesta altura do ano há imensas maças no quintal dos meus pais, é uma altura em que se comem muitas maças, sumo de maça, tartes e bolos de maça, puré de maça, maça assada no forno... E no domingo à tarde, com a chuva a cair na janela e a lareira a aquecer a casa tive uma grande vontade de fazer uma compota de maça!

Fui à garagem e vi lá vários tipos de maça... qual escolher... optei por maça reineta que tem um sabor mais peculiar e mais ácido que as restantes e lá fui eu muito contente pôr a Bimby a funcionar! Confesso que antes de ter a Bimby seria impensável, para mim, passar horas agarrada ao fogão a fazer compotas mas a Bimby torna o processo tão simples que já não faz sentido comprar doces no supermercado! Faço em casa, controlo a quantidade de açúcar que leva e não tem conservantes e/ou corantes! Mais saudável e muito mais saboroso!

Ingredientes:
- 1.5 kg de maça reineta, descascada e sem caroços/sementes
- 750 gr. de açúcar amarelo
- 1 limão descascado e sem caroços
- 1 cálice de vinho do Porto
- 1 c. sopa bem cheia de canela

Preparação:
Coloque no copo da Bimby 500 gr de maça e 250 gr de açúcar e triture uns 15 seg. na vel. 9. Acrescente mais 500 gr de maça e mais 250gr de açúcar e pique novamente 15 seg. na vel. 9. Acrescente os restantes 500 gr de maça e os restantes 250 gr de açúcar e pique 30 seg. na vel. 9.

Junte o limão descascado, sem caroços, partido em pedaços, o vinho do porto e a canela e programe 45 min., 100ºC, vel. 3. Em vez de colocar o copinho a tapar, coloque o cesto, isto evitará salpicos.

Para além do cheirinho a maça que vai ter na cozinha, vai ficar com uma compota deliciosa!
Deu para 7 frascos. Fiquei com dois, deixei dois aos meus pais e ofereci os restantes! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...