quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Eu e os meus amiguinh@s de 4 patas!

Neste post não vou partilhar nenhuma receita mas umas imagens dos meus amiguinhos de 4 patas que me deixam derretida nos fins-de-semana passados em casa dos papás... (In)felizmente não consigo ter animais em apartamentos, sinto que os deixo muito presos a mim... Já tive um gatinho que salvei de um destino fatal, esteve alguns meses no meu apartamento até que surgiram umas férias e o deixei aos cuidados dos meus pais, numa quinta onde tinha muito espaço para brincar e explorar a natureza - coisa impensável até então!

Duas semanas depois, quando regressei e o vi tão feliz dentro da sua nova liberdade, não tive coragem de o voltar a "encarcerar" num apartamento... :( Isso levou-me a ter um grande sentimento de pena sempre que ponderava voltar a ter um gatinho e pensar que, ainda que fosse feliz na minha companhia, o iria estar a privar da sua liberdade...

Continuo a ter gatinhos, mas na quinta, onde eles podem brincar, correr, subir a árvores, escavar a terra, caçar - sim, mesmo com comida no prato não resistem aos instintos e fazem a folha a passarinhos e lagartixas!!

Sempre achei que os gatos criados em apartamentos não desenvolviam esses instintos selvagens mas descobri que estava errada, o meu bichano era capaz de passar horas sem se mexer à espera do momento certo para atacar! E, depois, muito satisfeito, ia pôr as vitimas no prato da comida para nós vermos. Era a grande diferença dele para os outros que foram criados lá. Gostava de caçar mas não gostava muito de comer as vitimas, preferia mostrar-nos e comer a ração!

Infelizmente, também há um lado negativo na vida no campo para os meus gatinhos. Estão sujeitos a serem, também eles, vitimas! :( É que quando o homem interfere na natureza, quebra um ciclo natural. Com a caça os animais deixam de ter alimento e são obrigados a criar alternativas... No caso das aves de rapina, substituem coelhos/lebres por gatos... As raposas vêm em busca de galinhas... Este ano, até os porcos bravos / javalis vieram devastar as hortas por terem ficado sem alimento com os incêndios, também eles provocados pelo homem... :(

Neste momento temos 6 gatinhos, todos eles resgatados e salvos de um destino pouco feliz... E um cão, o meu grande amigo de há vários anos que nunca me deixa fazer uma caminhada sozinha e que é o primeiro a vir-me cumprimentar quando chego!












3 comentários:

  1. Opa que lindos!!! Todos, mesmo!! :) Quem me dera ter um espaço assim para os meus. Mas apesar de nunca sairem à rua, os meus gatinhos continuam a ser uns excelentes caçadores eheh não há mosca ou insecto que resista cá em casa :P e caçam-se um ao outro...e caçam-me a mim também :S lol eu acho que os gatinhos são felizes onde tiverem amor e se sentirem em segurança e isso é possível num apartamento. O meu Twiggy foi resgatado da rua em bebé, onde estava sossegadinho com 2 irmãos, um deles já morto :( É muito medroso e assusta-se facilmente mas derrete-se em mimos para nós e adora colo e carinhos.. Mas um dia que tenha espaço e que lhes possa dar liberdade com segurança (sim, porque há pessoas que deixam os gatos sair dos apartamentos e depois é vê-los atropelados na estrada ou mortos em brigas com outros animais...naaa, eu gosto de ter os meus sãos e salvos aqui ao pé de mim!), vou deixá-los explorar a natureza e correr ao ar livre :) só espero que não me tragam lagartixas como os teus eheh :P

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, desde que tenham amor... :)
      Estes deixam-me derretida! Todos eles chegaram lá vindos de histórias tristes de abandono ou porque iam ser mortos... Mas agora são uma família e estão felizes! :) Mas o problema do interior é esse, há optimas condições para ter animais mas grande parte das pessoas não os respeitam devidamente enquanto seres vivos que também sentem, têm medo, têm frio, precisam de carinho... :(
      O pretinho e o siamês são muito meiguinhos e procuram muito mimo, eram muito bebés quando foram para lá por isso foi fácil adaptarem-se. Foi numa conversa de supermercado que a minha mãe ouviu que os iam matar e perguntou à senhora se podia ficar com eles... Vê lá!
      Os 2 branquinhos foram os ultimos a chegar, o meu pai trouxe-os de uma quinta onde estavam a segundos de serem mortos!! :( Talvez por isso não deixem que cheguemos perto, ficam mesmo muito assustados... :(
      A branquinha com malhinhas cinza é a mais antiga da casa (tinha sido abandonada quando a levamos para lá mas já era grandinha, vinha grávida, teve bebés mas morreram. Ela escondeu-os com medo e quando demos conta já era tarde...
      Depois chegaram os dois malhados e ela adotou-os, deixou-os mamar como filhos dela! Esses também tinham sido abandonados. :(
      O problema é que acabam por morrer porque são apanhados por aves de rapina ou porque se tornam demasiado aventureiros e acabam por ir para a estrada e pronto... Têm imenso espaço mas querem sempre passar os limites sem ter noção do perigo...
      Adoro os gatinhos mas a minha grande, grande paixão é o cão! Já está connosco há anos e é super meiguinho e muito protetor! Sempre que saio de casa para fazer uma caminhada ele vem sempre comigo, nunca me deixa andar no meio do "mato" sozinha! Adora que lhe leve garrafas de água para brincar! lol Fica felicíssimo!! Já o tentaram roubar mas felizmente ele fugiu e voltou para casa! O meu pai até já tentou arranjar-lhe uma namorada e foi ao canil resgatar um cão mas ele odiou, deixou de comer e não queria brincar com a ciumeira!!! O azar (ou a sorte) foi que a cadela estava tão habituada ao canil e fugia constantemente para voltar para lá, ao ponto de desistirmos de a ter connosco. Não a íamos ter lá para passar o resto da vida presa a uma corrente... Mas percebemos que o Duke é demasiado ciumento por isso não trouxemos mais nenhuma companhia para não voltar a ficar deprimido! Acreditas que chegamos a chamar a veterinária porque achávamos que devia estar mesmo muito doente!? E era tudo ciume!! lol
      bjnhos
      Os teus meninos também são liiiiiindos! :)

      Eliminar
    2. Que família fantástica que tens, muita gente nem se importa quando vê animais na rua, desprotegidos! A mim parte-me o coração, ainda mais agora que tenho dois em casa, não consigo sequer imaginá-los a passar a noite na rua, ao frio e desprotegidos. Não tenho filhos mas deve ser isto que uma mãe sente, por isso para mim eles são os meus filhos de coração. Até a minha mãe já os chama de netos :P
      Os gatos são mesmo mais independentes e mais senhores do seu nariz, os meus adoram mimos mas também estão muito habituados a estar connosco, mas um dia também quero ter um...vários!..caezinhos. Depois se calhar eles também ficam com ciumes! eheh

      Um dia que eu tivesse dinheiro e espaço para tal, gostava de fazer o que vocês fazem, abrigar animais desprotegidos, maltratados ou abandonados, dar-lhes amor e protecção para que se sintam felizes. É um dos meus sonhos, poder ter disponibilidade para isso.
      Continuem! Estes meninos estão com um ar mesmo contente :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...