sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Sopa de Feijão e Nabiças à Moda Antiga


No Outono e Inverno não dispenso uma sopinha bem quentinha para aquecer corpo e alma, normalmente opto pela versão preguiçosa: coloco vários legumes e passo tudo! Assim, vou tendo vários cremes bem nutritivos mas, na verdade, esta versão de sopa é minha porque lá por casa dos meus pais nunca se comiam cremes de legumes mas sim sopas e bem substanciais: sopa de feijão, sopa de grão, sopa de nabo, sopa de couve, etc... De facto, uma sopa dessas praticamente é uma refeição por si só, tem as leguminosas, os vegetais e a batata ou a massa. A isso juntava-se uma frutinha e estavamos saciados, ou melhor, eu estava porque depois de uma sopa dessas meterem-me um prato principal com arroz ou massa era "má disposição" e uma noite muito mal dormida na certa!!

Ainda hoje a minha mãe faz estas sopas - O meu pai continua a achar que isto de cremes de legumes é para bebes e velhinhos sem capacidade de mastigação! :) - e sempre que lá vou aproveito para trazer um tupperware bem cheiinho e que vai proporcionando otimos jantares e boas lembranças!

Desta vez, talvez devido às saudades, apeteceu-me fazer uma destas sopas à moda antiga.

Ingredientes:
- 1 molho de nabiças (só as folhas)
- 3 batatas
- 2 cenouras grandes
- 1 cebola
- cc. 150 gr de feijão manteiga
- 1.5 L de água
- 1 pitada de sal
- 1 c. sopa de azeite

Preparação
Para fazer a sopa usei a água de cozedura do feijão. A esse caldo acrescentei os ingredientes acima descritos, todos eles partidos em cubinhos bem pequeninos!! (Sim, dá muiiiiiito trabalho!!) e deixo cozer tudo uns 20 minutos.
Prontinha a servir!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...