sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Tofu à Zé do Pipo

Vi esta receita na revista Cozinha Saudável & Vegetariana deste mês mas quando fui fazer acabei por alterar quase tudo... hehehe É o meu problema grave em seguir receitas! Adoro ver, ler, tirar ideias, etc., mas sempre que pego numa receita e digo "vou fazer assim", por norma, acabo por me esquecer dela e fazer tudo à minha maneira. Desta vez foi igual... :) Este tofu à Zé do Pipo é excelente e tem um enorme vantagem, sabem qual? Não tem espinhas!! hehehe

Ingredientes:
- 500 gr de tofu firme
- 3 cebolas
- 2 dentes de alho
- cerca de 3 c. sopa de azeite
- 1 pitada de noz moscada
- 1 folha de louro
- 1/4 chávena de chá de vinho branco
+
- 1 kg de batatas descascadas
- água
- sal
+
- maionese vegan (sem ovos nem leite - como esta)

Preparação:
Tradicional: Comece por cozer as batatas com água e sal e depois reduzi-las a puré.
Na Bimby: coloque a "borboleta", as batatas em pedaços, 400ml de água e sal e programe 30 min., 90º, vel. 1. No final triture 1 min. na vel. 4.

Numa frigideira coloque as cebolas em rodelas finas, o alho e o azeite. Deixe cozinhar até a cebola ficar translucida. Junte o tofu partido em "postas" (eu parti em 4). Acrescente sal, noz moscada, a folha de louro e o vinho. Deixe cozinhar lentamente uns 3 / 4 minutos, vire o tofu e deixe cozinhar mais uns minutos.

Num refratário de ir ao forno, ao centro, coloque alguma cebola, o tofu e mais um pouco de cebola por cima. Deite o puré à volta, sem cobrir o tofu. Por cima do tofu coloque a maionese, o suficiente para o cobrir.

Leve ao forno a gratinar (cerca de 10 minutos).

[E se gostaram desta adaptação, também devem gostar do Seitan à Lagareiro! :) ]



2 comentários:

  1. aaaaai adooooro!!! :)

    Não tem espinhas eheh é uma grande vantagem mesmo! :P

    Olha vou experimentar um dia destes, eu também sou como tu, altero sempre alguma coisita, vamos lá ver o que sai daqui! :P

    beijooo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O teu tofu com natas também me deixou a salivar!! A próxima receita de bacalhau, sem bacalhau, provavelmente vai ser essa! :)
      **

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...