quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Bolachas de Cacau e Cardomomo



Umas bolachinhas sabem sempre bem, mais que não seja, para entreter a boca e o estômago enquanto se trabalha! :) Tenho por habito não comprar bolachas, primeiro porque acho que estão carregadas de açúcar, gorduras estranhas e outros ingredientes pouco recomendáveis, depois porque umas bolachinhas em condições não são lá muito baratas... Por isso, opto por fazer as minhas próprias bolachas, coloco-as num frasco hermético e é vê-las desaparecer... :) E de há uns tempos para cá, optei por fazer bolachas vegan (porque as quer fazia levavam sempre um ovo, e apesar de os ovos que usava serem biológicos e de galinhas minhas conhecidas :) decidi que iria começar a eliminá-los, ou pelo menos reduzi-los, da doçaria!). Por isso, a par de uma etiqueta que diz bolachas, criei outra, a Vegan Cookies e pretendo começar a colocar lá as minhas experiências em bolachas sem qualquer elemento de origem animal!

(Esta receita foi ligeiramente adaptada de uma receita do blog Cozinhar Sem Lactose)
Ingredientes:
- 50 ml de óleo de amendoim
- 25 ml de leite de soja
- 50 gr de açúcar amarelo
- 5 vagens de cardamomo
- 150 gr de farinha de trigo (de preferência integral)
- 40 gr de cacau
- 1/2 c. chá de fermento
- 1 pitada de sal

Preparação:
Retirar as sementes das vagens de cardomomo e moer num almofariz até ficar em pó.

Misturar com os restantes ingredientes e mexer tudo muito bem. Usei a bimby e programei 1 min. na vel. 3.

Se conseguirem, façam bolinhas do mesmo tamanho! hehehe As minhas não ficaram lá muito homogéneas... 

Fazer bolinhas com pequenas porções de massa e colocar num tabuleiro forrado a papel vegetal ou com um tapete de silicone.

Levar ao forno a 180º, durante 10 minutos.


2 comentários:

  1. Tenho que experimentar, tenho imensa curiosidade em ver como fica o sabor do cardamomo nos doces!
    E as minhas bolas também ficam assim, umas parecem as mães e outras as filhas eheh

    beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na receita original tinha 10 vagens mas achei que ia ficar demasiado forte. Para mim, o cardomomo nos doces dá um efeito semelhante ao gengibre. E lá está, não gosto de abusar nem com um, nem com o outro! :)
      Bjnhos, bom fim-de-semana ****

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...