terça-feira, 3 de junho de 2014

Farinha de Pau com Couve-Flor

Há muito tempo que andava para experimentar farinha de mandioca. As receitas eu via na net era sempre de farinha de pau com pescada, referidas, quase sempre, como alimento para bebé... Não sou bebé mas tinha grande vontade de provar mas também não ia ser com pescada...

Optei por ciar a minha própria versão de farinha de pau... com couve-flor! E ficou ótima!!!

Ingredientes
- 1/2 couve flor (ou 1 pequena) separada em raminhos
- 1 cebola
- 1 dente de alho
- cc. 2 c. sopa de azeite
- sal q.b.
- caldo de legumes (cc. 500 ml)
- 3 c. sopa de farinha de mandioca
- salsa picada a gosto

Utilizei a bimby mas podem faze-lo em com qualquer tipo de picadora. Coloquei os raminhos de couve-flor no copo e triturei na vel. 5 durante uns 30 segundos. Até ficar uma espécie de arroz de couve-flor.

À parte, levei um tacho com a cebola picada, o alho e o azeite. Assim que começou a fritar a cebola coloquei a couve-flor e deixei cozinhar uns 2 minutos em lume brando. Desfiz a farinha de mandioca numa chávena de caldo de legumes e juntei à couve-flor, com mais caldo. Deixei cozer a farinha uns 2 minutos em lume brando. Cuidado porque pode "saltar" e queimar.
Acrescentei a salsa e envolvi.
Estava pronto a comer! :) E é um ótimo acompanhamento!


4 comentários:

  1. Olá :)
    Eu tenho polvilho doce (acho que é semelhante) e acho que dá uma textura mesmo fofa e agradável às receitas :)
    A primeira coisa que me ocorreu quando vi isso foram as papas de aveia! Até fiquei com saudades :)
    Lembro-me de farinha de pau vagamente de quando era pequena, mas acho que não comia muito... Recentemente vi um bebé a comer e não achei que parecesse muito bom :P Mas pronto, é injusto, já que a minha papa de infância é incontestavelmente cerelac... acho que não sou suficientemente imparcial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu também era super hiper fã de cerelac!!!! Nunca me dei com as outras papas! hehe
      Nem sequer me lembro da farinha de pau, a minha mãe disse que nunca quis... :D
      Nunca experimentei fazer papas com polvilho mas se calhar fica semelhante à farinha de mandioca... não sei...
      Destas gostei bastante e tenciono experimentar com outros legumes. :)

      Eliminar
  2. Olha... Agora fui transportada para a infância :-)
    Não que eu em casa comesse farinha de pau... A minha mãe nunca foi adepta... Mas já a minha avó era tudo corrido a farinha de pau, até o meu avô ao jantar era farinha de pau que comia... E no outro dia uma tia minha fez-me uma de pescada branquinha de comer e chorar por mais :-) À que tempos não comia farinha de pau e soube-me pela vida :-)
    Com couve-flor também me parece bem e saudável :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca tinha feito mas fiquei fã!
      E também pode ser uma boa forma de pôr crianças a comer legumes praticamente sem se aperceberem! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...