quarta-feira, 9 de julho de 2014

Bolonhesa de Tofu



Bolonhesa "vegetal" é algo que não é novo e já tinha publicados receitas de bolonhesa de cogumelos shitaki e bolonhesa de lentilhas e desta vez deixo a receita de bolonhesa de tofu!
Não me perguntei de qual gosto mais porque teria serias dificuldades em responder... As três são super saborosas e as três fazem furor gastronómico! Acho que dependerá dos gostos de cada um! :)
Ou do que têm em casa para gastar. Este foi mais o meu caso, como vou no fim-de-semana a casa dos papás e (para não variar) venho carregada de legumes frescos e biológicos, não quis ir fazer grandes compras por isso estou a gastar o que há lá por casa e tinha uma embalagem de tofu a chegar ao final da validade e uma amiga que ia lá jantar... e um namorado-noivo-quase marido que é muito esquisitinho com a comida vegetariana - mas que confessa que vai gostando de alguns pratos!!!
Portanto, saiu uma bolonhesa fingida com tofu - fácil de agradar a toda a gente. Muito fácil e rápido de se fazer porque durante a semana não há muito tempo disponível para "culinarices".


Com as mãos desfiz o tofu (uma embalagem grande) em pedacinhos e temperei com:
- 2 folhas de louro
- 1 c. sopa de molho de soja
- 1 c. sopa de alho em pó
- 1 c. sopa de sumo de limão espremido na hora
- 1 c. sobremesa de caril
- 1 c. sobremesa de paprika
- 1 c. sobremesa de salsa em pó
- 1 c. sobremesa de sementes de mostarda
Misturei tudo, coloquei num tupperware e coloquei no frigorifico. Ficou de um dia à noite para o outro dia ao final da tarde, cerca de 20h.

Depois usei:
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- cc. 2 c. sopa de azeite
- 2 tomates médios, pelados, cortados em pedaços
- 1 chávena de chá de vinho branco
- 1/2 chávena de chá de polpa de tomate
- sal q.b.
+
- 1 embalagem de cogumelos paris laminados
+
- tofu temperado

Comecei por levar a cebola, o alho e o azeite ao lume e deixei cozinhar uns minutos para amaciar a cebola, acrescentei os restantes ingredientes (excepto o tofu) e deixei cozinhar em lume brando uns 10 minutos para o tomate se ir desfazendo.
Coloquei os cogumelos e o tofu. acrescentei um pouco de água porque achei que estava muito seco e deixei cozinhar mais 10 minutos em lume brando.



À parte cozi massa só em água e sal. Apetecia-me fugir ao tradicional esparguete por isso cozi uma massa diferente! :) Depois de cozida salteei com umas pinguinhas de azeite e mistura de ervas italiana para massas. [há à venda nos supermercados, junto das especiarias]



2 comentários:

  1. Que bom aspeto! Não tenho grande experiência com bolonhesa de soja, experimentei uma vez (não fui eu que fiz) e era muito aguada e sabia imeeeenso a alecrim. Desde aí que nunca me atrei a fazer :P Mas acredito que algumas sejam boas - esta incluída :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A de soja também não me cativa muito... aliás a PTS (proteína texturizada de soja - aquela soja "seca" à venda nos supermercados) não me agrada muito. É boa para um desenrasque mas não costumo utiliza-la com frequência. Prefiro usar a soja em grão, em tofu ou tempeh...
      Mas experimenta fazer este ou com lentilhas que fica muito bom! :)
      bjnhosss

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...