segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Compota de Courgette




Este verão, lá por casa dos meus pais, veio à conversa as "toneladas" de courgettes da horta que se estavam quase a estragar, e dos vários sacos que já estavam no congelador de courgettes aos cubinhos para a sopa...
Então achei que tinha de usar a courgette com mais frequência mas depois de uma semana a usa-la nos cozinhados e saladas confesso que já me estava a fartar... foi então que pensei em utiliza-la para fazer doce! E porque não?! :)
Devo dizer-vos que é fantástico e que tanto o meu pai como o meu sogro acharam que estavam a comer doce de pêra!!!!! Quando lhes disse que era de courgette olharam-me um tanto desconfiados e tenho a certeza que pensaram que me estava a meter com eles! Mas não, é mesmo de courgette e é magnifico!!



Ingredientes:
1.5 kg de courgette (sem casca e sem caroços - eu tive de tirar os caroços porque as courgettes eram enoooormes e os caroços já eram muito duros!)
400 gr de açúcar amarelo
1 c. café de baunilha em pó
1 c. café de canela
sumo de 1/2 limão espremido na hora

Preparação:
Vai tudo para o copo da bimby... programa-se 25 min, varoma, vel. 3.
Coloquei o cesto e não o copinho para evaporar mais o "liquido".
No final triturei cerca de 30 seg na vel.5 (coloquem o copinho e cuidado com possíveis salpicos!)

Uma torradinha com manteiga vegetal e este doce fica super bom!!! 


4 comentários:

  1. Às vezes também tenho uma carga de courgettes... Esse doce é uma grande ideia! E ainda bem que vem em quilos, porque as minhas courgettes, como as tuas, são enormes e se eu pusesse uma courgette inteira quando uma receita pede... Digamos que não seria uma experiência bonita :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Pois, o problemas é mesmo esse... elas crescem que se fartam e ficam enormes!! :) O doce tem a vantagem de arrumar logo com 1 ou 2 das grandes! hehe

      Eliminar
  2. Este ano também recebi umas curguetes grandes mas despachei-as todas em grelhados e legumes à brás e coisinhas dessas. Também pensei num doce por isso vou guardar esta receita que parece fantástica!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, eu este ano tive tudo em doses industriais: courgettes, espinafres, beringelas, tomate... Quem me mandou andar a fazer choradinho aos meus pais para plantarem muito disto tudo na horta!? :D Agora vai começar a saga das aboboras! Tenho toneladas para gastar!!! lolol
      O doce, apesar de muito inusitado, é bom e uma excelente forma de gastar mais algumas courgettes! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...