quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Frades Estufados com Tomate



A maior parte de vocês não deve fazer ideia do que estou a falar, por isso explico! Frades são um tipo de cogumelos (sim, comestíveis e não tóxicos ou alucinogénios!!) que aparecem muito nesta altura do ano. Durante cerca de mês há muitos e depois desaparecem.. até ao próximo ano!

Tenho sorte porque nos terrenos circundantes da quinta dos meus pais aparecem muitos por isso só tenho de partir em busca! O que parece fácil, mas nem tanto! Ora vejamos, o meu pai entra em casa no sábado e diz: "queres frades? Encontrei agora 17!" E o que é que eu faço? Calço-me com uns ténis velhinhos (isto de andar na terra é chato para calçado novo!) e lá vou eu... Vou eu, o meu marido e o cão! Meia hora depois regressamos tal como voltamos, isto é, sem nada!!!

Depois de um sorrisinho divertido do meu pai, lá voltamos à rua. E votamos com a bacia da roupa cheia de frades!!

Lavar, cortar, voltar a lavar e panela com eles! O único senão é que reduzem drasticamente o volume depois de cozinhados portanto a baciazona cheia deu um tachinho meio! A sorte é que a minha mãe ainda lá tinha o resultado da ronda anterior do meu pai em que tinha encontrado outros tantos! :D

No almoço estávamos 6 pessoas - 1 vegetariana (eu)! Os meus frades estufados numa panelinha de ferro à lareira (para mim) e carne assada em forno a lenha que a minha mãe fez para os restantes. Quantas pessoas comeram a minha comidinha? QUATRO!!! Ah pois é... A menina é herbívora, dizem eles... Mas vai-se a ver e todos querem a comida da herbívora! hehehehe

Pronto, vamos agora à receita:
- (muiiiitos frades) lavados e cortados em pedaços
- 1 cebola laminada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates grandes peladas e cortadas em pedaços
- 1 cs de pimento doce
- 1 pitada de sal
- 1 copo de vinho branco
- 2 ou 3 colheres de azeite

Como já deve ser extremamente impossível arranjarem frades, mais difícil ainda deve ser conseguirem fazer isto numa panela de ferro á lareira portanto podem alterar para uma panelinha e um fogão elétrico/gás! :D Mas acreditem que não fica o mesmo sabor!! :D Mas eu também não tenho esse luxo em minha casa, só quando vou para casa dos papás!

Começar por levar a cebola, o alho e o azeite a alourar em lume brando. Acrescentar a cebola e o vinho, deixar cozinhar um pouquinho para o tomate começar a desfazer-se. Acrescentar os frades, o pimento doce e envolver. Não se acrescenta água porque os frades vão largar muita. Deixar cozinhar uns 15 a 20 minutos.
Prontinho!

2 comentários:

  1. Não conhecia os cogumelos! Deve ser tão giro partir à procura de cogumelos hahaha... Se fosse eu tinha medo, com o meu grande sentido para coisas desse género quem comesse isso era capaz de ir parar ao hospital por serem tóxicos (se fossem alucinogénios ainda era mais giro :P)
    Achei piada à parte de o teu cão caçar cogumelos :P
    A refeição parece muito boa (e aprovada por "não-herbívoros", por sinal ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só me aventuro porque os conheço desde pequenina, é impossível enganar-me! Mas para quem não conhece é mais complicado, vejo isso pelo meu marido que cada vez que via qualquer coisa a britar o chão me perguntava se era para apanharmos! :)
      O meu cão acompanha-me sempre que saio de casa LOL seja para caminhar, para ir só à horta, à garagem... assim que ponho um pé fora de casa ele fica todo animado a achar que vamos partir numa grande aventura! :)

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...